◖Feliz dia da mulher pra quem?
alguns pensamentos de uma mulher exausta
Hoje penso nas mulheres assediadas no caminho de casa, do trabalho, no ônibus, em nosso terror diário, agredidas, estupradas, abusadas na infância e adolescência, exploradas, prostituídas, banalizadas, traficadas, assassinadas, nunca encontradas.
Hoje penso nas mulheres pobres, sem independência financeira, analfabetas, que não puderam ir pra escola ou faculdade, que mendigam e as sem perspectivas.
Hoje penso nas meninas adolescentes, sem orientação, sem saída, também sem pai ou mãe presentes, que foram alvos de homens adultos, que estão tentando descobrir formas de sobreviver nesse mundo hostil com a gente.
Hoje penso nas mulheres que envelhecem e que são por suas idades sentenciadas e validadas. Penso também nas mulheres idosas, muitas vezes tidas como estorvo, que são abandonadas.
Hoje penso em todas as mulheres que passaram pelo desamor, por relações abusivas, pela falta de respeito e de responsabilidade afetiva, que foram abandonas, humilhadas, subjugadas, apaixonadas por homens medíocres, deixadas grávidas.
Hoje penso nas mulheres ao redor do mundo que estão enfrentando todo o horror das guerras, dos sistemas de governo, das religiões, das suas culturas que as maltratam com machismo e violência.
Hoje também penso em mim, por tudo que passei e por tudo que virá pela frente enquanto mulher e cidadã.
“Nunca se esqueça de que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.”
(Simone de Beauvoir)
Hoje também me sinto exausta das barbaridades da violência masculina noticiadas e percebidas todos os dias. Hoje não tenho muito mais pra dizer.
Mas tenho muito pra temer.
◖Você também me encontra aqui:
Até a próxima!
estou comentando esse post no dia em que recebi a notícia da prisão do Robinho pelo estupr0 que cometeu há mais de 10 anos. muita gente soube ontem a noite e deve ter ido dormir feliz, mesmo sabendo que não dá para prever o dia de amanhã em uma sociedade que penaliza mulheres pelo pouco e perdoa os homens pelo muito.
nos deixa exaustas mesmo. mas por mais que eu possa estar sendo muito ingênua, decidi acreditar que o que ocorreu pode, sim, ser uma pequena vitória para nós.